PS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ELEITORAL ENTRE 1991-2011

No geral, o mapeamento dos resultados obtidos pelos socialistas gera padrões espaciais que se caracterizam por uma maior diversidade, traduzindo uma maior heterogeneidade de resultados. Apesar de em determinados escrutínios os sociais-democratas terem ganho com resultados expressivos (1991, 2002 e 2011), nos padrões espaciais afectos aos socialistas é possível identificar perfeitamente as áreas tradicionalmente associadas tanto ao PPD/PSD como ao PCP-PEV. Estas áreas aparecem normalmente representadas de forma continuada por tonalidades claras, traduzindo o facto de que as votações no PS foram muito inferiores aos valores nacionais. Estaremos perante os denominados bastiões partidários que correspondem a áreas, onde a votação nos partidos é sistematicamente muito superior ou mesmo muito superior ao resultado nacional.

As Legislativas de 1995, 2005 e 2009 (nas quais o partido obteve 43.76, 45.03 e 36.56% da votação, respectivamente), geraram padrões espaciais diferenciados dos demais pelo simples facto do número polígonos representados a preto ser bem menor, traduzindo uma adesão mais generalizada por parte do eleitorado às linhas orientadoras dos socialistas. Segundo este ponto de vista, as Legislativas de 1999, nas quais o PS obteve 44.06% dos votos, constitui uma excepção pois seria suposto que o mapeamento dos resultados gerasse um padrão semelhante aos anteriores. Contudo, a zona nordeste do território constituída por um considerável número de freguesias com fraca densidade populacional mas de considerável dimensão geográfica (especialmente quando comparadas com as freguesias do litoral norte), condicionou o respectivo mapeamento.

Em conclusão, os padrões espaciais associados à distribuição de voto do PS não encontram paralelo nos demais partidos analisados, uma vez que não é possível identificar clusters espaciais que traduzam a existência de valores extremos, comparativamente com os valores nacionais. Indubitavelmente, trata-se de o partido que gera um maior consenso entre o eleitoral nacional, no sentido em que este se encontra distribuído de forma mais uniforme pelo país.


Galeria de Fotos: PS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ELEITORAL ENTRE 1991-2011

—————